radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

sábado, 12 de maio de 2012


AS  FESTAS  DOS  JUDEUS  E         SEUS  SIGNIFICADOS.
                              A FESTA DAS PRIMÍCIAS
DEUS ordenou por intermédio de MOISÉS que o povo celebrasse sete festas, conhecidas como festa solenes do senhor (LV 23). ESSAS comemorações traziam á memória os grandes feitos que jeová realizou em prol da nação israelita. Quatro festas eram comemoradas na primavera a saber; páscoa(pessach)- (ÊX 12.1) LV 23.5) pães e asmos que hoje e comemorada junto a páscoa.
LV 23.6-8), primícias primeiras colheitas a amadurecer na estação. A oferta das primícias era uma dádiva da primeira e melhor parte da colheita, o que deixava entendido que todo o sustento de Israel provinha de DEUS (Êx 23.19). No NT, o termo se aplica a JESUS (1º Co 15,20) e aos crentes (Tg 1.18).  - LV 23.9-14) pentecostes shavuot)- LV 23.15-23). E três realizadas no outono, a saber trombetas após a destruição do templo foi transformada no rosh hashanah(ano novo judeu) LV 23.23-25, dia da expiação (yom kipur)- LV 16.1-34; 23.26-32; tabernáculos (succoth-cabanas)- LV 23.33-43. Duas outras festas ainda são comemoradas pelos judeus, PURIM(do persa pur-sorte) em agradecimento por DEUS ter livrado o povo hebreu da mão do mal hamã)-  ESTER 9.21-22) E MACABEU 4;36-59). Antíoco epífano profanou o templo no 167 a.c sacrificando uma porca ao deus ZEUS. Judas porém após recuperar a posse do templo, o purificou e construiu um novo altar no ano 164 a.c., depois destes acontecimentos decidiu-se que a festa seria celebrada todos os anos (1 MC 4.59) é mencionada no novo testamento JO 10.22) e os judeus modernos a comemora.   
a)    PÁSCOA era comemoração da saída dos filhos de israel do egito , também conhecido como festa dos pães e asmos ou azímos( porque nela o pão era sem fermento) comemorada ainda hoje pelo os judeus. A PÁSCOA, no hebraico pessach é festa preferida dos judeus, porque para eles tem um significado histórico, traz as vossas memórias á passagem do povo hebreu pelo mar vermelho, vindo entreleçado a este acontecimento a certeza de vitória júbilo e de esperança. Também é considerada como a primeira independência do povo judeu.
b)    PENTECOSTE É uma palavra grega que significa quinquagésimo porque tal festa era comemorada cinquenta dias após a páscoa (LV 23.15-16). Chamada em hebraico de shavout que significa semanas. Mas e também conhecida como a festa das primícias, pois era entregue no templo os primeiros frutos da colheita de cereais.
c)     TABERNÁCULO É conhecida em hebraico como sucot (cabanas), LV 23;33). Era a última festa do ano e tinha a duração de 7 dias, ocorria cinco dias depois da festa do ym kippur. Três pontos principais deveriam ser observados nesta festa; 1 deveria ser uma festa de ação de graça pela colheita, pois coincidia com a sega dos últimos frutos do outono, antes das fortes chuvas do inverno (LV 23.39). 2 deveria ser uma lembrança de que DEUS  tirara seu povo do egito livrando-os da mão de faraó, e que o povo hebreu habitou 40 anos em tendas ou cabanas no deserto. 3 É  a única festa que o senhor ordena expressamente que o seu povo se alegre diante Dele (LV 23.40), ou seja os hebreus deveriam se alegrar pela benção da colheita, pelo trabalho concluído , e pela salvação que lhes foram concedidos. Esta era uma das festas onde todo judeu que se prezasse viria participar em Jerusalém (1rs 8.65-66). Esta festa atualmente é comemorada sob três aspectos; religioso, o histórico e o agrícola sendo que estes se encontram no decorrer da festa e demonstram toda a alegria de seus participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário