radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

terça-feira, 1 de maio de 2012

QUATRO GRUPO DE SEITAS ENTRE OS JUDEUS.


QUATRO GRUPOS DE SEITAS ENTRE OS JUDEUS
FARISEUS= Grupo de líderes entre os judeus ao tempo do Novo Testamento, conhecidos por sua oposição a Jesus. (Mateus 5:20). Uma das principais seitas dos judeus. Insistiam no cumprimento rigoroso da lei e das tradições. Chamados separados porque separavam-se dos outros povos e também dos outros israelitas.
ESSÊNIOS=Seita religiosa existente no tempo de Cristo. Eram mais ou menos quatro mil homens que seguiam com muito rigor a lei de Moisés. Alguns moravam em cidades, mas a maioria vivia em comunidades, no deserto de En-Gedi. Os essênios não são mencionados na Bíblia.
SADUCEUS=Grupo de líderes da comunidade religiosa judaica; opunham-se aos ensinos tanto dos fariseus quanto de JESUS. No século I d.C., detiveram poder político considerável e controlaram a suprema corte judaica no país o Sinédrio. Negavam a doutrina da ressurreição do corpo (Mc 12:18).
ZELOTES=Um grupo de patriotas anti-romanos, o quarto grupo do judaísmo - em ordem: Fariseus, Saduceus, Essênios e os Zelotes. Queriam retorno à observação das lei de Moisés. Zelote é o nome dado a Simão, um dos apóstolos (Mt 10.4 - Mc 3.18): essa palavra é o equivalente aramaico do termo grego ‘Zelotes’ (Lc 6.15 e At 1.13), que em algumas versões se acha traduzido por ‘zelador’. Este nome lhe foi dado, ou porque ele era membro da seita judaica dos zeladores, os extremistas no repúdio da dominação romana, ou porque ele manifestava ardente zelo na obra da evangelização. (*veja At 22.3 e Gl 1.14, onde se emprega a mesma palavra ‘Zelotes’.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário