radio

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

ELEIÇÃO EM ISRAEL

Shalom amigos,
 
Em 22 de janeiro de 2013, Israel realizou sua 19a eleições parlamentares. Nossos leitores e estudantes têm muitas perguntas sobre estas eleições: Como é que você tem tantas festas? Quem pode votar para o parlamento israelense? Quem são esses novos nomes e rostos na política israelense? Qual é o papel do presidente no processo eleitoral? O que acontece após a eleição? Neste boletim, vamos tentar ajudar você a entender melhor a natureza complicada e processo da democracia israelense.
 
knesset
 
Uma das questões mais importantes na recente eleição foi a importância de tomar uma posição e executar o direito democrático de votar em vez de apresentar indiferença por não votar. O resultado foi de 67,8% dos eleitores votando. Quem são os eleitores, você pergunta? Eleitores estão cada idade cidadão de 18 anos ou mais, incluindo homens e mulheres de todas as etnias, religiões, educacionais e fundos financeiros que eram fisicamente presentes dentro das fronteiras do Estado de Israel no dia da eleição. Isso inclui soldados e pacientes no hospital, bem como funcionários públicos que estão de plantão do lado de fora das fronteiras do Estado de Israel (emissários e embaixadores, por exemplo).
 
Agora, o número de partidos parece inconcebível para alguns de nossos leitores, com razão. Mais de 30 partidos correu para um assento num parlamento de 120 membros. Alguns dos candidatos nunca antes se ouviu falar, enquanto outros simplesmente mudaram de um partido para outro. De acordo com a lei, todos os residentes de Israel, que tem 21 anos de idade ou mais pode aderir a um partido já existente ou criar um partido político, desde que não deslegitime a existência do Estado de Israel como um Estado judeu, incitam o racismo ou apoiar a luta armada contra o Estado de Israel. O partido deve ser legalmente registrado e tem uma lista de candidatos. Se, por exemplo, você ouviu falar sobre o partido de "fulano de tal", que na verdade se refere à pessoa cujo nome aparece em primeiro lugar na lista desse partido. No entanto, quando as votações, os israelenses votam para um partido, não uma pessoa. Nestas eleições, vimos várias caras novas na política israelense, alguns que já conhecíamos da mídia, alguns de fato vieram da mídia, alguns vieram do governo local, enquanto outros vieram para a consciência durante os protestos 2011 justiça social.
 
Agora que as eleições foram e se foram, é justo perguntar: "Que há a seguir?" Bem, os 120 assentos no Knesset  כְּנֶסֶת), o legislador nacional do Estado de Israel) são atribuídos proporcionalmente a cada partido que recebeu votos, desde que o partido ganhou votos que cumpriu ou excedeu limite de 2% eleitoral. Em outras palavras, o número de candidatos que entram no Knesset é proporcional à percentagem de apoio da lista recebida. O baixo limiar torna o sistema eleitoral israelense muito mais favorável aos partidos menores do que os sistemas utilizados na maioria dos outros países. Mas, se você votou para dizer um pequeno partido que não cumprir o limiar eleitoral, o voto essencialmente não é contado. Nestas eleições, mais de 250 mil eleitores votaram em partidos pequenos que não cumpriram o limite de 2% eleitoral.
 
Então, qual é o papel do presidente? Após os resultados das eleições são publicados, o Presidente (נָשִׂיא nasi,) consulta com os representantes dos partidos e, em seguida, atribui o papel de formar o governo (מֶמְשָׁלָה, memshala), a autoridade executiva do Estado, para o líder do partido que tem a possibilidade mais viável de formar uma coalizão de apoio. A coalizão (קוֹאָלִיצְיָה, ko'alitsya) consiste de partes que incluem pelo menos 61 dos 120 membros do Knesset (חַבְרֵי כְּנֶסֶת, membro do Knesset). Os partidos que não fazem o governo fazem a oposição (אוֹפּוֹזִיצְיָה, opozitsya).
 
Uma vez que um governo foi formado, o designado primeiro-ministro (רֹאשׁ מֶמְשָׁלָה, rosh memshala) apresenta o órgão do governo proposta para o Knesset para um voto de aprovação por uma maioria de 61 membros do Knesset. Uma vez aprovados, os ministros então assumem seus respectivos cargos.
 
Finalmente - Quem são os rostos mais novo Knesset Israel? Há 49 novos membros (de um total de 120) - este número é relativamente bastante grande para eleições anteriores. Há também o maior percentual de mulheres que nunca neste Knesset - 27 (de 120 membros), em oposição a 21 no Knesset 18. Além disso, há uma maior percentagem de membros religiosos (39 membros, em oposição a 28 membros no Knesset anterior) e 12 não judeus membros. O novo Knesset é composto por 14 jornalistas, 13 ex-titulares de doutorado e um professor.
 
Vamos todos esperar que o processo democrático nos traga uma boa liderança, a paz e a prosperidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário